Livros

  

 A Solução para o Subprime

 

 

A crise do subprime é, em seu cerne, o resultado de uma bolha especulativa do mercado imobiliário que começou a explodir em 2006 nos Estados Unidos, e causou rupturas em muitos outros países na forma de fracassos financeiros e forte contenção no sistema global de crédito. Neste livro, Robert Shiller argumenta que a bolha do mercado imobiliário americano cresceu a esse ponto porque a sociedade não soube lidar com bolhas especulativas. A solução para o subprime, explica o que aconteceu e aponta que medidas devem ser tomadas para reestruturar os fundamentos institucionais da economia financeira e do mercado imobiliário americano, tanto com relação à tomada de decisões de curto prazo para aliviar a crise quanto a mudanças de longo prazo que inibam o desenvolvimento de bolhas, estabilizem o mercado imobiliário e os mercados financeiros de todo o mundo.
Principais Características:
- O autor é o maior especialista em crises financeiras, previu essa crise e entende de psicologia de mercado
- Livro curto e ótimo para quem deseja entender profundamente as mudanças no mundo atualmente

Alan Siqueira

 

 

 

 A Reconstrução do Sistema Financeiro Global

 

Martin Wolf apresenta um histórico do sistema financeiro mundial das últimas três décadas, mostrando as origens da atual crise econômica, comparando com outros choques anteriores e propondo alternativas de soluções onde a segurança da economia global dependeria da habilidade dos países emergentes em desenvolver sistemas financeiros fortes baseados em suas moedas domésticas. Construída em oito capítulos, a obra parte de uma comparação histórica com outros momentos econômicos mundiais do passado, discute o liberalismo e a globalização, mostra como se passa da crise para o desequilíbrio, e apresenta os caminhos para um ajuste e reforma globais na busca de um mundo mais estável.

Daiana Silva Lopes

 

 

 

 A Crise de 2008 e a Economia da Depressão

 

No livro A Crise de 2008 e o Retorno da Depressão Econômica, Krugman analisa os últimos acontecimentos na economia globalizada da atualidade e revela ao leitor que diversas formas de restrição ao capital podem ser postas em prática. O autor demonstra ainda como a falta de planejamento para acompanhar o sistema financeiro cada vez mais fora de controle levou os Estados Unidos, e o mundo em geral, a enfrentar a maior crise financeira desde os anos 30. O autor aponta as medidas que devem ser tomadas para conter a crise e reverter uma economia instável numa recessão profunda. Este livro será o pilar fundamental para o debate sobre como devemos reagir à crise financeira atual.
Principais Características:
- Paul Krugman ganhou o prêmio Nobel de Economia de 2008
- O livro analisa a economia global no momento de crise
- Livro foi traduzido pelo tradutor oficial do Krugman no Brasil
- Em reconhecimento ao seu trabalho, a Associação Americana de Economia deu a Krugman, em 1991, a medalha John Bates Clark, prêmio dado a cada dois anos para o economista com menos de 40 anos que fez uma contribuição significativa para o conhecimento econômico.

Daiany Aparecida de Morais

 

 

 

 

 

 O Novo Modelo dos Mercados Financeiros

 

 

Em meio à mais grave comoção financeira registrada em décadas, George Soros investiga as origens dessa crise e argumenta que o paradigma hoje dominante para os mercados financeiros é ao mesmo tempo falso e induz ao erro, e que a única maneira de evitar o desastre econômico é explorar uma nova estrutura de conceitos sobre o funcionamento dos mercados. Em um ensaio que combina conhecimento e densidade filosófica, ele oferece uma contribuição inestimável para o entendimento da grande crise de crédito que o mundo atravessa e suas implicações para as nações e para a economia global.

 

 

 

O príncipe de Maquiavel

 

Em sua obra “O Príncipe”, Nicolau Maquiavel mostra a sua preocupação em analisar acontecimentos ocorridos ao longo da história, de modo a compará-los à atualidade de seu tempo

“O Príncipe” consiste de um manual prático dado ao Príncipe Lorenzo de Médice como um presente, o qual envolve experiência e reflexões do autor. Maquiavel analisa a sociedade de maneira fria e calculista e não mede esforços quando trata de como obter e manter o poder.

Sidineia Ferreira de Souza

Com um texto característico de jornalista, atento à informação que leva em conta o leitor não familiarizado com o assunto, abrindo 'janelas' para entrevistas que contemplam os dois lados de toda controvérsia, Alex Solnik faz uma reportagem bem-humorada,ágil e polêmica sobre o fantasma do apagão que ronda o Brasil.

                                                                                                                                                                                            Graciele costa