Introdução

21/11/2011 16:18

Introdução

 

 

 

 

Atualmente, o homem necessita e depende cada vez mais da energia elétrica no ambiente residencial. A eletricidade esta presente em nossa vida de uma forma bastante acentuada, isto porque, novas tecnologias e métodos de fabricação tornam os eletrodomésticos mais acessíveis à compra.

Estes novos equipamentos lançados no mercado, associados às facilidades de compra, criaram novos hábitos de uso de aparelhos eletrodomésticos e levaram o consumo de energia elétrica residencial no Brasil a crescer algo em torno de 166% entre os anos de 1983 e 1998. Em 1983 o consumo residencial representava 20% do consumo total e em 2000 representava 28% do consumo total da energia elétrica nacional, de acordo com o Balanço Energético Nacional (1999, p. 43) e também conforme site www.eletrobras.gov.br-resenha de mercado-dezembro2000. O aumento do consumo de energia elétrica implica obrigatoriamente no aumento da potência instalada de geração. Este aumento representa um custo elevado, tanto ambiental quanto em investimentos em equipamentos.

Estes valores são significativos e mostram a importância de se traçar um perfil dos hábitos e costumes de uso da eletricidade no ambiente residencial. Fica claro também a necessidade de uma tomada de atitude no sentido de conscientizar a população para o uso racional da energia elétrica no ambiente residencial.

A recente crise financeira global traz consigo efeitos como a redução da atividade econômica e, consequentemente, do consumo de energia com isso estaremos mostando neste trabalho : Qual o impacto da crise Econômica atual no consumo de energia elétrica nas residências brasileiras.